Prezados visitantes

Todo o conteúdo deste blog, tais como textos, fotos, vídeos e documentos, é salvo em DVD, razão pela qual estão numeradas as postagens.

quarta-feira, 8 de maio de 2013

233- O ÚLTIMO CARRO RIO DOCE

Prezados visitantes, saudações!

É de conhecimento de todos aqui, ou da maioria, que o Trem Rio Doce da E. F. Vitória a Minas existiu, de 1954 à 1983 (há quem diga que até o início do ano de 1984) e que seus remanescentes carros Santa Matilde, na cor original vinho-avermelhado com o teto e a faixa da janela prateado, continuaram no Expresso Vitória a Minas, de prefixo P-21, de Vitória a Itabira, uma vez que, a partir de 1984, o Noturno não mais existia e Belo Horizonte - MG, ficou sem o trem de passageiros por 10 anos, até a sua volta em 1994. Pois bem, de 1985 até pelo menos 1991, os carros Santa Matilde em sua cor original Rio Doce, ainda eram vistos até o ano de 1991, juntamente com os demais Santa Matilde repintados na cor marrom com laranja. Bem, em 1991 passou o Expresso Vitória a Minas P-21, com destino a Itabira - MG, com o último Carro Rio Doce, como uma testemunha silenciosa da história, filmado numa reportagem de Edgar Rebouças - TV Capixaba, na Estação Pedro Nolasco, conforme mostra o vídeo abaixo.

Este foi, provavelmente, o último Carro Santa Matilde a ser visto em sua cor original Rio Doce, lembrando aos amigos que os marrom com laranja são os Rio Doce repintados e não novos carros. Uma outra coisa que me chamou a atenção de forma intensa, foi a saudosa e tão querida locomotiva G-12, cujo som da buzina, ressoa em nossa alma, trazendo-nos a lembrança dos tempos poéticos do Noturno Rio Doce. 

video
Reportagem de Edgar Rebouças - TV Capixaba, na Estação Pedro Nolasco
Editado no YouTube por Observatório da Mídia





Vejam o Carro Rio Doce na foto printada (print screen), com a seta vermelha apontando para ele.