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sábado, 21 de dezembro de 2013

242- Trem de passageiros da E. F. Central do Brasil, NF-1 e NF-2 - O fim do mistério

Prezados visitantes, saudações!

Há um bom tempo, venho falando a respeito dos antigos trens de passageiros da Estrada de Ferro Central do Brasil, os misteriosos NF-1 e NF-2, com carros de madeira e locomotiva a vapor, que desde o ano de 1937, vem fazendo correspondência com os trens da Estrada de Ferro Vitória a Minas em Nova Era - MG, também com carros de madeira e locomotiva a vapor do tipo Mikado, os PNT-1 e PNT-2, posteriormente, N-1 e N-2. Esta foi a época da FAMOSA BALDEAÇÃO de passageiros da EFVM para a EFCB e vice-versa. Já disse, em outras ocasiões, que os trens da Central possuiam Leitos (Dormitórios) de madeira, com corredor central e cortinas. Bem, até hoje, 21/12/2013, o que se conhecia desses misteriosos trens NF-1 e NF-2, eram os horários do Guia Levi de 1947 e os Leitos que foram fabricados em 1957, os PD-8 e PD-9. Fora isso, não se conhecia mais nada, pelo menos não do meu conhecimento. Até que, me veio às mãos, pelo meu ilustríssimo amigo Paulo Roberto de Oliveira Cerezzo, ex - Gerente da General Eletric na região de Contagem - MG, uma apostila com riquíssimo material férreo, incluindo plantas originalíssimas dos antigos carros de madeira para passageiros, fabricados aqui em Belo Horizonte, no Horto Florestal e, melhor de tudo, em bitola métrica (1,00 m), que é o que realmente nos interessa pelo menos neste quesito. 

Pois bem, vasculhando cuidadosamente essas plantas e comparando umas com outras, de épocas diferentes, de tamanhos diferentes, cheguei à conclusão seguinte que, em se tratando de ramal (Nova Era), a EFCB disponibilizou carros menores para o mesmo, porque, a demanda de passageiros não era tão grande quanto a da Linha do Centro (Linha Tronco da EFCB). E, detalhe extremamente importante, que não pode e nem deve passar despercebido: A maioria dos carros das plantas que seguem, foi construída em Belo Horizonte, justamente para integrar a composição do Noturno de Nova Era - NF-1 e NF-2.

Eis as plantas:

Contemplem-nas cuidadosamente, analise-as e chegarão as mesmas conclusões que eu cheguei. Finalmente, o fim do mistério dos não mais misteriosos trens da Central, os NFs.

Carro Bagagem chefe-de-trem, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1953.




Carro 2ª classe S-101, construído na Alemanha pela Linke Hofman e transferido para o Horto Florestal 
(IFL-2) em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil  em 1925.



Foto-desenho de autoria de Jonas Martins, modificado por Hélio dos Santos (Autor do Blog).
Carro 2ª classe S-101, construído na Alemanha pela Linke Hofman e transferido para o Horto Florestal 
(IFL-2) em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil  em 1925.






Carro 2ª classe S-137, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1959.





Carro Restaurante de madeira R-1, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1921.




Foto-desenho de autoria de Hélio dos Santos Pessoa Júnior (autor do blog).
Carro Restaurante de madeira R-2, EFCB (planta do mesmo, abaixo).



Carro Restaurante de madeira R-2, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1921.





Carro Restaurante de madeira R-5, construído Siqueira Cia. para a E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1929.





Carro Restaurante de madeira RT-5, construído Les Ateliers Metallurgiques, para a E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1945.







Carro 1ª classe P-14, construído no Rio de Janeiro - RJ, pela E. F. Central do Brasil, em Trajano de Medeiros (IFL-3) em 1932.





Carro 1ª classe P-122, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1957.





Carro 1ª classe P-110, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1955.







Carro 1ª classe P-111, construído no Rio de Janeiro - RJ, pela E. F. Central do Brasil, em Trajano de Medeiros (IFL-3) em 1950.





Carro 1ª classe P-111, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2), em 1955.




Foto-desenho de autoria de Hélio dos Santos Pessoa Júnior (autor do blog).
Carro 1ª classe de madeira P-126, EFCB (planta do mesmo, abaixo).

Carro 1ª classe P-126, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1960.








Carro 1ª classe P-133, construído no Rio de Janeiro - RJ, pela E. F. Central do Brasil, em Trajano de Medeiros (IFL-3) em 1957.




Foto-desenho de autoria de Jonas Martins, modificado por Hélio dos Santos (Autor do Blog).
Carro 1ª classe P-133, construído no Rio de Janeiro - RJ, pela E. F. Central do Brasil, em Trajano de Medeiros (IFL-3) em 1957.





ANTIGO MISTÉRIO!!!

Para aqueles que, porventura, estejam lembrados, eu havia comentado a respeito de dois Carros Leito de madeira, anteriores aos PD-8 e PD-9. Bem, esses, PD-8 e PD-9, foram construídos no Horto Florestal em Belo Horizonte - MG, em 1957, época na qual a baldeação estava se aproximando do fim. Entretanto, o Guia Levi de 1947 dá cunho de veracidade de que antes, houveram outros Carros Leitos mais antigos que os PD-8 e PD-9 e que, talvez, por sua antiguidade, poderiam estar perdidos na noite dos tempos, para sempre. Mas, para a glória da verdade e o bem da história, esses carros foram descobertos por mim, nesta mesma ocasião, ao folhear as plantas dos carros. Bem, estranhamente, a inscrição de um deles é O-130, mas trata-se de carro de passageiros mesmo, e não de administração, pois as configurações do carro é bem diferente da de um administração, e o mais impressionante é que é Dormitório-cabine, com corredor de lado e não corredor central. O outro carros Leito, a mesma coisa, inscrição O-131 e cabines.

Bem, vejamos as plantas:

Carro Dormitório-cabine de madeira, O-130, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1943.





Foto-desenho de autoria de Hélio dos Santos Pessoa Júnior (autor do blog).
Carro Dormitório-cabine de madeira O-131, E. F. Central do Brasil (planta abaixo).



Carro Dormitório-cabine de madeira, O-131, construído em Belo Horizonte - MG, pela E. F. Central do Brasil, no Horto Florestal (IFL-2) em 1944.



E assim, meus caros amigos, tem-se concluída mais uma história incrivelmente fantástica, acerca desses trens da Central.


Foto-desenho de autoria de Hélio dos Santos Pessoa Júnior (autor do blog).
Carro Dormitório (Leito) madeira PD-8, corredor central, E. F. Central do Brasil (planta abaixo).




Esse é velho conhecido, Carro Leito de madeira PD-8, da EFCB, construído em Belo Horizonte - MG em 1957.





TODAS AS PLANTAS ACIMA, ME FORAM ENVIADAS POR PAULO ROBERTO DE OLIVEIRA CEREZZO.