Prezados visitantes

Todo o conteúdo deste blog, tais como textos, fotos, vídeos e documentos, é salvo em DVD, razão pela qual estão numeradas as postagens.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

250- O ÚLTIMO NOTURNO DA E. F. VITÓRIA A MINAS

video

Vídeo de autoria e acervo de Hélio dos Santos Pessoa Júnior (autor do Blog).


O último Noturno da Estrada de Ferro Vitória a Minas partiu da estação ferroviária de Pedro Nolasco em Vitória - ES, com destino à cidade de Belo Horizonte - MG, em 1983. Desde essa época, Belo Horizonte ficou sem o Noturno e sem conexão com Vitória - ES por meio de trens. Com o fim do Noturno, os Carros Poltronas-Leito e Dormitório-cabine da RFFSA-SR2 foram desativados, deixados em depósitos e depois, lastimavelmente, no tempo, em completo abandono e entregues à própria sorte, de modo que a maioria foi completamente deteriorada! Quanto aos Carros Santa Matilde da Estrada de Ferro Vitória a Minas, estes continuaram nos Expressos P-21, P-22, P-23 e P-24 e depois, nos P01 e P02 (posteriormente P001 e P002) juntamente com os antigos romenos, desde 1994, quando o trem voltou a circular até Belo Horizonte como diurno, até 2014, em decorrência do surgimento do Novo Trem de passageiros. 

O vídeo é mais uma despedida do autor, aos antigos carros de aço carbono para passageiros, tanto os Santa Matilde, quando os de Trajano de Medeiros e Horto Florestal, que fizeram parte da história de vida do autor e de muita gente!