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sábado, 11 de outubro de 2014

252- INSCRIÇÕES DOS CARROS DE MADEIRA DA E. F. CENTRAL DO BRASIL, BITOLA MÉTRICA, TREM DE PASSAGEIROS PREFIXO NF-1 E NF-2

Prezados amigos, saudações!

Aos que já acompanham as minhas postagens há um bom tempo, já estão familiarizados com as mesmas, como, por exemplo, os prefixos dos antigos trens de passageiros que circularam por muitos anos, tanto na Estrada de Ferro Vitória a Minas, quanto na Estrada de Ferro Central do Brasil e, no caso desta última, os seus misteriosos, que já nem tão misteriosos são mais, seu trem de passageiros de prefixos NF-1 e NF-2 respectivamente, o antigo Noturno de Nova Era.

Pois bem, após muitos anos de pesquisa, de investigações e contato com muitos colecionadores, consegui solucionar o mistério; toda a composição desse trem antigo, as inscrições nas laterais dos carros, fora decifrada, através das plantas dos mesmos, conforme postagens anteriores.

Hoje, trago aqui para vocês, mais um trabalho realizado por mim, que é a lista quase completa, dos carros que formaram a composição do antigo NF-1.

Pois bem, vamos a ela, abaixo:


INSCRIÇÕES DOS CARROS DE MADEIRA PARA PASSAGEIROS
ESTRADA DE FERRO CENTRAL DO BRASIL – BITOLA MÉTRICA (1,00 M)
– SISTEMA REGIONAL CENTRO –


DE ACORDO COM AS PLANTAS DA MECÂNICA DA
E. F. CENTRAL DO BRASIL


FASE DE 1921 À 1960




- 1)  Carro chefe-de-trem – Série QB
 QB 32804 a QB 32808
 Quantidade de carros construídos: 5 carros
 Local de fábrica: 2ª IFL-2 Horto Florestal, Belo Horizonte
 Ano de fabricação: 1953



   2) Carro Segunda Classe – Série S
 S 101 a S 108
 S 135 a S 137
 Quantidade de carros construídos: 11 carros
 Local de fábrica: 2ª IFL-2 Horto Florestal, Belo Horizonte
 Ano de fabricação: 1925



   3) Carro Restaurante – Série R e RT
  R 1 a R 5
  RT 1 a RT 4
  Quantidade de carros construídos: 9 carros
  Local de fábrica: IFL-2 Horto Florestal, Belo Horizonte
  Ano de fabricação: 1921 (Série R) e 1959 (Série RT)



   4) Carro Primeira Classe – Série P
  P 14
  P 103 a P 112
  P 122 e P 123
  Quantidade de carros construídos: 13 carros
 Local de fábrica: IFL-3 Trajano de Medeiros – RJ e IFL-2 Horto Florestal, Belo      Horizonte
 Ano de fabricação: 1932 (P 14), 1955 (P 103 a P 112) e 1957 (P 122 e P 123)



   5)  Carro Leito (Dormitório) – Série O e Série PD
  O-130 e O-131
  PD-8 e PD-9
  Quantidade de carros construídos: 4 carros
  Local de fábrica: IFL-2 Horto Florestal, Belo Horizonte
  Ano de fabricação: 1943 e 1944 (O-130 e O-131) e 1957 (PD-8 e PD-9)



   6) Carro Administração – Série O
  O-102 a O-104
  Quantidade de carros construídos: 3 carros
  Local de fábrica: IFL-2 Horto Florestal, Belo Horizonte
  Ano de fabricação: 1962 e 1963


Trabalho realizado por Hélio dos Santos Pessoa Júnior (Autor do blog)


Em 10/10/2014



Fica registrado, aqui, mais uma peça importantíssima para a preservação da memória histórica de nossas ferrovias e nossos tão saudosos trens antigos de passageiros!