Prezados visitantes

Todo o conteúdo deste blog, tais como textos, fotos, vídeos e documentos, é salvo em DVD, razão pela qual estão numeradas as postagens.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

253 - ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE NOVA ERA - MG, FOTOS DE JUNHO DE 2015

Prezados visitantes, saudações!

Finalmente, pude ir à cidade de Nova Era - MG e assim, realizar um antigo sonho, que era conhecer, de perto e com todos os detalhes, a antiga Estação Ferroviária construída pela Estrada de Ferro Central do Brasil - EFCB em 1936. Na época de minhas viagens no Noturno Rio Doce da EFVM, o trem passava ali de madrugada e eu não tinha como vê-la. No dia 19 de Junho de 2015, embarquei no novo trem da EFVM com destino a Desembargador Drumond, um bairro de Nova Era, afastado do centro cerca de uns 8 km. De Drumond, peguei um ônibus para o centro de Nova Era e, ao chegar, não pude conter a emoção! Era como seu eu tivesse entrando num túnel do tempo e voltado ao passado poético, marcado pelos sonhos e aventuras! Bem, deixarei que as fotos falem por si só, da beleza e encanto da antiga estação ferroviária!









Foto de autor desconhecido, provavelmente, em 1950, quase idêntica à posição da foto acima.



 Lado da estação onde o trem da EFCB encostava, nos tempos da famosa baldeação de passageiros




 Antigo depósito da EFCB, também utilizado pela EFVM



lado da estação onde o trem da EFVM encostava, nos tempos da baldeação




Divisão de divisão de bilheterias: do lado esquerdo EFVM e do lado direito EFCB





 Local onde funcionava o antigo Bar e Lanchonete da Estação, hoje, sala de Diretoria da escola












Foto de acervo da seção histórica e patrimônios da Prefeitura Municipal de Nova Era - MG, cedida por Sandra, responsável pelo acervo histórico da Prefeitura.

O ano é 1936, a histórica data que marcou uma época, na qual os trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil chegaram em Nova Era - MG. Na foto acima, Prefeito, vereadores, repórteres e o povo festejam o momento marcante, em frente à estação. Os trilhos estavam avançando e o progresso com eles!






Foto de acervo da seção histórica e patrimônios da Prefeitura Municipal de Nova Era - MG, cedida por Sandra, responsável pelo acervo histórico da Prefeitura.

O ano é 1990, no qual os trilhos da EFCB começaram a ser retirados, ficando somente a linha do lado do antigo depósito, onde mostra um trem de carga com vagões prancha levando os trilhos.






Praticamente, quase a mesma posição da foto acima, 25 anos depois







Foto de acervo da seção histórica e patrimônios da Prefeitura Municipal de Nova Era - MG, cedida por Sandra, responsável pelo acervo histórico da Prefeitura 
Foto de 1990



Esquema do traçado de linhas do pátio da estação ferroviária de Nova Era - MG









Nenhum comentário:

Postar um comentário